10 outubro 2010

Pós parto

Quem já passou sabe o quanto é difícil.

Muitas mulheres passam por uma gravidez tranquila, feliz, quando ambos do casal sonham em ter aquele e bebe. Em toda parte se vê uma campanha que prega que a gravidez é só alegria e felicidade.

Esquecem muitas vezes de contar o outro lado da moeda. Minha gravidez por exemplo foi cheia de angustias e tristezas. A começar pelo fato do meu parceiro não ter aceitado muito bem o fato de ser pai no inicio.

Eu fico pensando quantas mulheres não passam pelo mesmo stress que eu. Eu sei que são muitas. Algumas optam pelo aborto, outras, como no meu caso, decidem continuar com a gravidez, mesmo com a possibilidade de criar um filho sozinha.

Eu pensava que quando o meu bebê nascesse eu ficaria mais aliviada das angustias e das tristezas pois estaria focada nos cuidados que uma criança exige. Ledo engano. No primeiro dia da minha maternidade eu fiquei chateada por ter feito cesárea e não conseguir nem levantar da cama, querendo cuidar do meu bebe sozinha.

No segundo dia começou o baby blues. É, baby blues. Ninguém te fala a respeito disso né? Bateu uma melancolia de que o tempo estava passando rápido e que eu estava perdendo grande parte do desenvolvimento do meu filho, imaginem só que ele só tinha dois dias de nascido.

Depois eu briguei com o meu (ex) namorado. Foi a parte mais terrível, por que quando ele quer ser mal, ele sabe ser. Ficamos uns 20 dias morando sob o mesmo teto sem trocar duas palavras por dia. Me sentia sozinha e desamparada. Chorava toda vez que ele saia sem olhar na minha cara.

Dica: Você ai que vai ter um bebe, se possível arrume alguém, de preferencia uma mulher, pra te ajudar, faz muita diferença. Você precisa de alguém pra te dar seus remédios na hora certa, alguém que faça a sua comida e lave sua roupa, que provavelmente vai estar suja de sangue duas horas depois que vc vestiu ela.

Depois que nos acertamos bateu aquela coisa de querer ficar um tempo sozinha. Tomar um banho tranquilamente, ver TV, ir ao cinema, mas você não pode por causa do bebê. Imagine você se dedicando 24h a uma pessoa, sem tempo nem de ir ao banheiro sem escutar um chorinho. Pra variar o (ex) namorado aqui não sabe cuidar do bebe, não sabe por pra dormir e nem pode alimentar, as vezes não tem paciência de dar banho e não sabe acalmar. Então eu fiquei com toda a tarefa do bebe, sem folga, pra mim.

Toda pessoa precisa de um momento só seu. Com um bebê e sem ajuda isso se torna impossível.

As vezes eu tenho vontade de chorar ainda, por que eu quero dormir por exemplo, mas não posso. E invariavelmente você se culpa por querer dormir quando se tem um bebe. Mas é perfeitamente normal querer um tempo só pra você.

Não reclamo do fato de ser mãe, minha escolha. Mas reclamo do fato de não poder fazer nada. Não ter ajuda. Não ter apoio físico e emocional.

Depois que vc pari todo mundo só se preocupa com o bebê. A atenção toda é voltada pra ele.

Sem tirar as mulheres que não se apaixonam de imediato pelo bebe, não foi o meu caso, mas acontece.

Foi o que eu disse no inicio. Na gravidez a gente vê toda aquela campanha de mãe muito felizes com os seus bebes e acaba se sentindo culpada quando isso não acontece.

Ninguém te conta sobre o baby blues, que acomete cerca de 80% das mulheres, ninguém te conta que amamentar é um tormento as vezes, ninguém te conta que vc culpa até se seu bebe sorri diferente. E ninguém te fala onde enfiar essa tristeza toda, quando você deveria estar mais feliz que pinto no lixo.

Estou seriamente esperando essa fase passar. Espero postar um dia aqui no blog falando que eu e a maternidade estamos em lua de mel.

Um comentário:

  1. Eu descobri que o Baby Blues passou e ficou a DPP, seis meses depois do parto descobri que como estes momentos não passavam o que tenho é DPP, agora é só tomar os medicamentos por 6 meses e rezar pra passar. Sei bem o que é iswso amiga e te apoio,!

    ResponderExcluir