18 abril 2013

Meu primeiro bolo

A história:

Sou formada em gastronomia e sempre fui muito insegura, nunca achei que conseguiria ser cozinheira. Invetava mil desculpa: sou desajeitada, pouco organizada e um monte de asneiras por falta de maturidade. No fim me senti muito incapaz de seguir essa profissão, mesmo por que com o Oliver e sem nenhum apoio ficou mais difícil ainda. Agora que estou mais madura e aprendi que devo confiar mais em mim, independente de onde eu me meta. 

Dai um dia, minha irmã que veio morar comigo a pouco, apareceu com 6 ovos dizendo que precisava levar um bolo pra igreja e eu me toque que não sabia de nenhuma receita. Procurei na internet e achei a que segue. O bom é que é muito simples de memorizar.

A receita: 
  • 250 g de manteiga
  • 250 g de açúcar
  • 5 gemas
  • 5 claras
  • 250 g de chocolate meio amargo (em pó ou barra)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)
Modo de preparo:

-> Se for usar chocolate em barra, escolha um bom chocolate, com mais de 55% de cacau, derreta em banho maria ou microondas (cuidado pra não queimar o chocolate) e reserve. Caso utilize o chocolate em pó (este também deve ter acima de 55% de cacau), não haverá esse passo, pule para o próximo

-> Bata a manteiga¹ com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Nesse passo não tenha pressa, quanto mais branco o creme, melhor.
-> Adicione as gemas, uma a uma, sempre batendo até encorpar.
-> Junte o chocolate derretido morno. No caso do chocolate em pó, utilize 150 ml de leite morno. Misture. 
-> Por último, bata as claras em neve (com uma pitada de sal) e misture delicadamente. 
-> Despeje numa fôrma de fundo removível, com 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada.
-> Coloque a fôrma dentro de uma fôrma de diâmetro maior e leve para assar em banho-maria² por 1 hora, mais ou menos, na temperatura de 180ºC, tampe a forma com papel alumínio. 
-> Nos últimos 10 minutos, retire a tampa para formar a crosta.
¹ - Já utilizei margarina e deu certo, porém não fica tão gostoso
² - Já fiz sem ser em banho maria, com o forno no mínimo e também ficou super delicioso.





Ok, não está lindo de morrer (cobertura básica de brigadeiro)


HMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário