28 agosto 2013

Paçoquinha

Gente, vcs não sabem, mas um dos motivos de ter engordado mais um tico era e é meu amor louco e gordinho por paçocas.

Depois que eu comecei a fazer dieta, excluí tal maravilha do mundo gordo da minha dieta. Então vieram os meses de maio, junho, julho e agosto (por que festa junina não é mais só em junho) e a tentação voltou, mas consegui resistir bravamente. Confesso ter comido apenas duas ou três paçoquinhas nesses meses, com muito auto controle, por que eu comia facilmente 5 paçoquinhas por dia, uma atrás da outra.  

Ai que eu resolvi tentar uma abordagem mais LCHF (low carb high fat) de dieta, que é que eu tenho seguido até hoje. Bem, amendoins são ricos em fibras e gorduras e pobres em carboidratos. UAU (quase dei pulinhos pra trás quando descobri)!!!

Segundo os preceitos da dieta páleo/primal este alimento não é um dos melhores. Dr. Souto explica: "Amendoins são legumes (coisas que nascem em vagens, assim como soja). É completamente diferente de castanhas, por exemplo. Amendoins têm um tipo de lecitina especialmente alergênico e irritante para o intestino."

Mas eu acho que de vez em quando, não há tantos problemas assim, né?


Segue quadrilha, ops, receita (aviso, essa é a receita mais fácil que eu já fiz na vida):

- 200 g de amendoim torrado e sem casca
- 1 colher  de rasa café de sal
- 1 colher de sopa não muito cheia de manteiga amolecida (é só deixar um tempo fora da geladeira, nesse calor que tem feito)
- Adoçante a gosto (eu usei o Tal e Qual e pra mim 1 colher de sopa ficou bom)

- Bata o amendoim até que fique um farofa (eu gosto de deixar com pedacinhos de amendoim grandes, mas se vc quiser, pode bater até virar uma farofa sem pedaços)
- Quando a farofa já estiver quase no ponto desejado, coloque o sal e o adoçante e bata, para ficar bem misturado
- Em uma vasilha, despeje a farofa de amendoim e misture com a manteiga até que vire um farofa úmida (sim, você vai sujar as mãos, hahahaha)
- Eu moldei as paçoquinhas com uma forminha de gelo. Coloquei a farofa lá e apertei pra ficar bem compacto e pra sair é só dar leves batidinhas.


Obs.: Caso não encontre no mercado o amendoim já torrado e sem casca, vou ensinar no jeito que eu torro.

- Prepare uma salmoura com 4 colheres de sobremesa de água e uma colher de café de sal (se for fazer a paçoca com esse amendoim, use uma colher de café rasa e também retire o sal na hora de fazer a receita. Para aperitivo pode usar a proporção de 4 colheres de chá de água para duas de café de sal).
- Coloque os amendoins numa panela grande com fogo médio. Va mexendo sempre. Se vc deixar parado ele começa a torrar só de um lado e tende a ficar com um gosto meio amargo. Quando ele começar a soltar a casca e ficar moreninho, adicione o sal e espere até a água evaporar. É bem rápido, leva uns 5 minutos pra torrar e ficar moreninho, tome cuidado para não torrar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário