03 junho 2013

Orientação para o emagrecimento.

Faz tempo que venho refletindo sobre esse assunto.

Não sei se é uma regra em outro lugar, mas próximo a mim, quando as pessoas querem emagrecer, sempre dizem que vão procurar um endocrinologista. Pesquisei e vi que entre o hall de conhecimentos que o endócrino deve ter é o tratamento da obesidade, já que está é considerada uma doença. Mas na minha humilde opinião o profissional que deve ser procurado em primeiro lugar para emagrecimento, mudança e adequação de dieta é o nutricionista ou nutrólogo.

Digo isso por experiência própria. Mesmo. Não sei se a atividade médica se tornou mais um negócio, tipo as igrejas que viraram empresas, sabe? Mas definitivamente não tenho encontrado médicos que tenham cuidado e atenção com seus pacientes. E onde entra minha experiência nessa história?

Bem, tenho feito exames regulares depois que comecei a emagrece, por pedido não só da minha nutricionista, mas de outros médicos que tenho visitado para cuidar da minha saúde e sempre acabo levando os exames para que minha nutricionista dê uma olhada, afinal de contas, se vc não sabe o emagrecimento não depende só da alimentação, mas é uma resposta de vários mecanismos do corpo. Ai que ela notou uma leve alteração no meus hormônios (principalmente no PTH) e recomendou que eu visitasse o endócrino, por precaução. E lá fui eu.

Chegando no consultório achei um médico relativamente novo, eu daria uns 30 anos pra ele (quem vê cara não vê RG, mas...) e quando eu cheguei com os meu ultimo três exames em mãos, ele já me olhou com um ar de desconfiança. Quis olhar só o último e foi foleando de página em página dizendo que tudo estava normal, normal, normal. Só faltou me mandar embora falando que eu não tinha por que ter marcado aquela consulta. Deu mais atenção ao meu ácido úrico, que está um pouco aumentado e mandou eu suspender por 60 dias a carne vermelha. Ai eu fui questionar a respeito do PTH, da ferritina (que naquele exame estava dentro da normalidade, mas muito perto do nível menor) e ai veio a cereja do bolo: ele me disse que nem pedia exame de PTH para "menores" de 40 anos e ainda falou "ainda mais para uma adolescente". Além de ter me recomendado comer beterraba para aumentar minha ingesta de ferro. OI?!

Nesse ponto que eu te pergunto: Que tipo de orientação é essa? Com que embasamento, um médico, endocrinologista dá uma informação dessas? Comer beterraba para anemia? Certeza que ele sabia mais de nutrição do que eu sei de física nuclear... Se fosse pra ouvir isso, eu teria perguntado a  minha avó, que esse conselho é bem típico de avó (se vc não sabe sobre a beterraba x anemia, aconselho que leia esse artigo).

E ai que eu te pergunto também: Você confiaria num médico assim para montar a sua dieta? Bem, eu não. Ele deve ser bom em outras coisas, mas não em nutrição.

Como eu disse anteriormente, o emagrecimento depende de várias coisas e não só da quantidade de calorias ingeridas e gastas, então se você quiser realmente emagrecer o meu conselho é: procure primeiro um bom nutricionista, ele deverá ter atenção ao seu histórico médico.  Dai que se vc tiver alguma alteração nos exames, vale muito a pena procurar outros médicos, no meu caso eu fui ao endócrino (obvio que vou procurar outro), cardiologista (por que eu tô fazendo atividade física moderada), ginecologista, dermatologista e em breve vou procurar um gastro. Vou escrever depois outro post sobre os cuidados com a minha saúde, para não parecer que estou procurando cabelo em ovo.

E outra, algumas doenças, sintomas, problemas físicos muitas vezes são causados por  má alimentação, por uma intolerância ou pelo excesso de peso. Lembra do ditado: você é o que você come?


Nenhum comentário:

Postar um comentário