14 maio 2013

Semana passada e DIU hormanal (SIU)


Não vim aqui semana passada, foi beeem corrido.

Vários médicos, vários exames. Está tudo bem. Estou só cuidando da minha saúde, pois tinha dado uma descuidada depois que me tornei mãe.

O que eu queria comentar aqui é minha pretenção de colocar o DIU hormonal. Sempre tive essa vontade, antes mesmo de ter ficado grávida, devia ter levado a frente, mas a falta de informação me fez desistir. O fato é que o DIU hormonal, pra quem tem plano de saúde é gratuito (não são todos), pois há uma norma da ANS obrigando os convênios a oferecer para as usuárias, tanto o dispositivo quanto os honorários médicos para a colocação .. Ah se eu soubesse disso antes...

Segue aqui um link da ANS onde é possível verificar se o seu plano oferece essa cobertura e de outros procedimentos também:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/1149-verificar-cobertura-de-plano#

Eu decidi colocar o Mirena (diu hormonal) por que ouvi maravilhas a respeito dele, de usuárias super satisfeitas e como eu não consigo tomar o anticoncepcional de pílula, essa é uma ótima alternativa, além de ter 5 anos de duração.

Seguem abaixo outras informações:

Possui o hormônio Levonorgestrel. Esse hormônio e liberado dentro da cavidade endometrial(dentro do uetro) e impede a proliferação do endométrio. Ou seja, não chega a formar a “menstruacao”.

A taxa de gravidez acumulada até 5 anos é de 0 – 0,2 por 100 mulheres. A taxa é similar à da esterilização cirúrgica(ligadura tubaria) e é muito baixa em todos os grupos etários. MUITO BAIXO o risco de engravidar.
Benefícios
  • método de longa duração. O Mirena dura entre 5 e 7 anos
  • muito eficaz;
  • não interfere nas relações sexuais;
  • não diminui o apetite sexual nem o prazer;
  • previne gravidez ectópica;
  • rapidamente reversível; o retorno da fertilidade no 1º ano é de 75,4% e no 2º ano, 81%. As taxas de recuperação da fertilidade são semelhantes às do DIU de cobre.
São efeitos colaterais do Mirena:
  • Spotting ou manchas: são frequentes nos 2 -3 primeiros meses;Depois tendem a passar.
  • Amenorréia: 20% em 1 ano e 50% em 5 anos; METADE DAS PACIENTES FICA SEM MENSTRUAR EM 1 ANO.

Mirena NÃO ENGORDA, pelo fato de que só age localmente no útero e não tem grandes concentrações na corrente sanguínea.  (leia mais aqui)

Vou contado por aqui como anda o processo e se é fácil conseguir no plano de sáude.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário